29.2.08

Campanhas da Benetton


A United Colors of Benetton é uma marca de roupa e acessórios nascida na Itália pelas mãos de um grupo de 4 irmãos da família Benetton. Estes irmãos apostaram na união de cores para fabricar o seu produto, de maneira a criar um estilo diferente e vivo. Para isso, conjugaram cores do arco-irís e aplicaram-se na construção daquela que é, hoje em dia, uma das marcas mais vendidas do mundo.
No entanto, nas suas campanhas, a Benetton marca a diferença. Utilizando personagens anónimas e muitas vezes sem roupas ou acessórios " Benettoneneses", esta empresa utiliza os problemas sociais do nosso mundo para dar cor às suas publicidades. Racismo, intolerância, problemas ambientais e SIDA são algumas das temáticas que nos são apresentadas nos outdoors e que, na maioria das vezes, nos fazem pensar. Comparando com outras marcas mundialmente conhecidas, somos obrigados a aceitar que a Benetton inova. Afinal, não mostra o mundo perfeito nem as pessoas felizes, muito pelo contrário. Demonstra-nos o que o planeta tem de pior e o que a sociedade é capaz de causar. Um dos mais conhecidos outdoors da Benetton recusa o racismo, mostrando três corações iguais, cada um representando as diferentes raças: amarela, negra e branca. No fundo, com este outdoor, consegue dar à essência da humanidade a importância que esta deve ter e até nos faz esquecer a que cultura pertencemos. Para a marca, a cultura deve ser misturada sem preconceitos porque, afinal, todos somos iguais. É a partir do Artº 1 da Declaração dos Direitos do Homem que a empresa critica a sociedade. A igualdade presente neste artigo mistura-se com as diferentes raças que, habitualmente, são preconceituadas.
Por outro lado, mostra-nos os problemas ambientais que são cada vez mais prejudiciais para este planeta. Apelando à sensibilidade de cada um, mostra-nos um Outdoor com um Patinho coberto de negro a passear na água cheia de petróleo. Constando haver essa realidade, a Benetton consegue colocar-nos no pensamento o sentimento de culpa que, apenas com uma imagem, nos chega ao coração.
Porque é isso que a marca faz, utiliza apenas uma imagem e o seu Logotipo no cantinho, completamente alheio de tudo. Porque, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Neste caso, isso é totalmente aplicável, já que nem com um texto de vinte páginas conseguiríamos passar a mensagem que a Benetton passa com apenas uma imagem chocante. O que torna estas imagens chocantes é o facto de todos termos consciência da existência desta realidade e, no entanto, nada fazermos.
Sendo alvo de vários estudos espalhados por todo o mundo, as campanhas da Benetton são, de facto, uma coisa completamente surreal. Inesperada para uns, motivo de censura para outros, a marca continua a fazer sucesso, não precisando de iludir o público com um mundo perfeito que, como todos sabemos, nunca existirá.

8 comentários:

helena disse...

Sofia
O teu texto está muito bem escrito, esclarecedor das campanhas da Benetton e demonstra da tua parte grande maturidade para várias temáticas.

Na minha opinião algumas das campanhas, nomeadamente as que incluem doentes com sida numa fase terminal são demasiado violadoras de privacidade. E colocam-me a questão se ao pretender-se publicitar uma marca não se estão a usar pessoas indefesas.

Do meu ponto de vista de consumidora sou mais atraída pelas campanhas em que há uma multiplicidade de cores e um mundo mais bonito.

helena

Anónimo disse...

Obrigada pelo comentario stora :) Sim, eu como consumidora confesso que também me atraiem mais as campanhas do mundo perfeito. No entanto, acho que as campanhas da benetton são tão inovadoras que se tornam especiais :)
Beijinho

Tiago Mateus disse...

Gostei muito do teu texto , e estou completamente de acordo com a filosofia publicitária da Benetton , o nosso mundo nunca foi perfeito , porquê querer mostrar um mundo que nunca existiu , nem vai existir ? Abraço

Rafaela disse...

Sofia, este tema tem sido debatido por nos nas aulas de Ingles mas sem duvida que se encaixa bem neste tema de humanidade....
É mesmo a realidade que se trata nas camanhas da Benetton e é neste mundo que nós vivemos cada dia...
Também acho que a stora Helena tem toda a razão... as campanhas em que nos e mostrado um mundo surreal e perfeito sao muito atractivas mas este mundo (o das benetton) faz-nos pensar bastante.
Parabéns pelo teu texto Sofia =)

Anónimo disse...

Obrigada pelos comentarios meus coleguinhas :D concordo com ambos :)
Um beijinho!

Soledade disse...

Sofia, gostei muito do texto que escreveste e admiro, tal como tu, o carácter diferente e inovador destas campanhas publicitárias. A partir do nome da marca, "United Colors of Benetton", as campanhas partem da questão da diferença e da igualdade e denunciam o preconceito, sobretudo racial. E são campanhas de grande impacto, não há dúvida. Mas, como a professora Helena, coloco algumas reservas. Não por preferir que apelem ao consumo através da imagem de um mundo harmonioso e cor-de-rosa. O facto é que me incomoda a instrumentalização - em nome do consumo e do lucro, que não dos direitos humanos, convenhamos - do sofrimento. E sim, tenho em mente a mesma campanha que a professora Helena, a que representava um doente terminal, com sida, no momento em que morria. É um tipo de voyeurismo do horror que me incomoda profundamente.
De facto o mundo não se desenha a preto e branco e os seus paradoxos são difíceis de gerir.
Uma boa entrada, a fazer-nos pensar. Parabéns!

Anónimo disse...

Obrigado pelo comentario stôra. agora fiquei a pensar no aspecto que referiu em relação à instrumentalização do sofrimento. É um facto que também podemos pensar nestas campanhas como isso, mas prefiro ser ingénua e acreditar que a marca anseia numa mudança universal. :)
Um beijinho.

Carla disse...

"United Colors of Benetton"...Não poderia o mundo ser bem mais colorido? É difícil, claro, e de certo modo, bastante ambicioso. Raças diferentes, pessoas desiguais, opiniões divergentes. É baseado em discordâncias que o nosso mundo se constrói ou, até, se decompõem. Infelizmente, ao invés de a diferença contribuir para um enriquecimento, na medida em que podia haver partilha de conhecimentos, opiniões, pelo contrário, gera inúmeros conflitos. A Benetton, com uma inovadora e genuína forma de marketing, aposta, tal como dizes em outdoors que chocam, que fazem pensar e talvez de forma utópica, ambicionam mudar certas atitudes.

Gostei muito do teu texto, Sofia!
um beijinho*