25.1.08

Na senda das humanidades

As humanidades são a base do ser humano, visto que tudo o que as compõe é a nós e à nossa sociedade que afecta. A história do passado, a filosofia do pensamento, a literatura da criatividade e a arte da expressão. Porque estas partes são constitutivas de um todo que nos compõe racionalmente, tornou-se, para nós, importante falar de Humanidades, dado o seu contributo para o desenvolvimento do mundo político-social. Mais do que vias de aquisição de saberes, as Humanidades são um verdadeiro modo activo de conviver e de aprender a ser humano.
Inseridos num mundo repleto de inovações tecnológicas, é fundamental recuar às nossas origens de modo a conhecer o passado, para compreender o presente e prever o futuro. As artes belas vêem a sua importância reduzida pela emancipação das ciências exactas.

Assim, conscientes da premência em procurar a humanidade perdida, que paulatinamente se vai tornando mecânica e desumana, pretendemos com este lugarzinho online criar uma forma eficaz de podermos não só dar o nosso contributo com reflexões, imagens, … como também lermos as reflexões de cada um. E, consequentemente, criar laços mais fortes entre nós, que é das coisas mais importantes num projecto que envolva a turma toda.

Em suma, Humanidades é um conceito que engloba tudo aquilo que diz respeito e interessa ao Homem, na medida em que são as bases da sua formação enquanto ser humano sensível e crítico. É, por isso tão necessário falar de Humanidades nos dias de hoje como na antiguidade, pois as Humanidades são intrínsecas ao Homem desde os seus primórdios. Pensar, conhecer, experimentar, descobrir, procurar, sentir. É este o conjunto de coisas que são dadas ao ser humano de forma a poder desenvolver-se, crescer, aprender, criticar. O Homem é um ser abstracto, complexo e único. Só entre a humanidade e as humanidades, pode tentar descobrir-se e conhecer-se, a si e ao que o rodeia, através da visão que ele próprio construiu.
(Imagem: Auto-retrato por Escher)

O 11º. D

9 comentários:

helena disse...

No segundo parágrafo do texto " Na Senda das Humanidades", dizem muito do que interessa realmente para que este projecto nos faça bem, pois podemos conversar sobre tanta coisa e isso faz tão bem, tão bem como um cházinho quente e torradinhas numa tarde de domingo.helena

Valter disse...

Olá Helena,
Gostei do seu comentário. De facto, conversar sobre as coisas que nos interessam, é como beber um chazinho, só fica a faltar as "madalenas" do Proust, mas sobre isso é melhor ficarmos por aqui! :)

O texto não ficou nada mau e é o resultado dos contributos de muitos alunos da turma. Dá para compreender os objectivos do projecto e o interesse desta turma pelo problema das "Humanidades".

Continuação de um bom fim de semana

Soledade disse...

O meu comentário vai especialmemte para os alunos: parabéns a todos! Pela reflexão, pelo trabalho em equipa, pelo belo texto final que sintetiza as vossas conclusões sob a forma de um projecto que todos subscrevemos: lutar contra a desumanização do mundo. Parabéns também ao director de turma! :)
Vamos então, como sugere a imagem que ilustra esta entrada, procurar o nosso rosto e afirmá-lo: "ecce homo".

Anónimo disse...

Em nome dos nossos colegas um muito obrigado=P tbm pude.mos comentar os post do blog não pode.mos?

Soledade disse...

Sim, podem e devem :) O blogue é vosso! Também podem identificar-se. Quem será este anónimo? E eu gostaria MUITO que não usassem código de sms e messenger ;-)

Daniela Pedras disse...

Olá. Gostaria de dar os parabens a todos os meus colegas e professores por este trabalho...
Espero que esta iniciativa corra bem..
Bjs a todos

Carla disse...

De facto o nosso espacinho online poderá tornar-se num cantinho bem interessante para partilharmos diversas coisas. O objectivo é todos participarmos e darmos um pouco de nós para construirmos um projecto digno de uma turma ligada às Humanidades!
Beijinho =)

luísa Rocha disse...

Penso que o objectivo que a Carla aponta "...construirmos um projecto digno de uma turma ligada às Humanidades!" foi completamente atingido. Apreciei muito o vosso trabalho. Continuem!
Gostaria, também, de dar os parabéns ao Director de Turma e aos professores que têm colaborado. O vosso "cantinho" é a prova de que é possível desenvolver um projecto interessante.As Humanidades agradecem!

Valter disse...

Olá Luísa, em nome do 11º D agradeço-lhe a visita! :)