5.6.08

A História das Coisas

No Dia do Ambiente, um excelente documentário de aproximadamente 20 minutos (aqui com legendas em português) que olha para o interior do nosso sistema de exploração de recursos e de produção e consumo de bens, evidenciando padrões nem sempre óbvios. Que expõe a insustentabilidade da actual sociedade de consumo e procura responder de uma forma simples às questões: Como começou? Era inevitável? O que a mantém, se nos faz infelizes e se traduz num modelo ambiental e socialmente suicida? O documentário aponta também alternativas. Talvez utópicas. No entanto, houve momentos em que o homem comum se tornou protagonista da História. Quem sabe?...


2 comentários:

helena disse...

Soledade

Obrigada por colocares aqui este documentário!

Conheço-o mas não tive oportunidade de o partilhar com os " Humanitas", recomendo-o a todos pelo seu conteúdo muito importante e também pelo grafismo simples e simbólico utilizado.

Hoje a turma participou na Marcha do Ambiente de uma forma muito alegre e responsável, a Mascote "Manitas" lá esteve ao meu colo num abraço entre Ambiente e Humanidade.

helena

Soledade disse...

Olá, Helena

Foi a nossa colega Isabel Teixeira quem me falou deste documentário e me enviou o "link". Achei-o tão interessante que quis partilhá-lo com os nossos alunos.

Eles participaram responsavelmente na Marcha do Ambiente e depois vieram à aula de auto-avaliação, o que me deixou duplamente satisfeita! E agora sorrio aqui ao imaginar-te com a mascote :)

Até amanhã