5.6.08

Críticas à Teoria Conservadora

Uma vez que estamos neste momento a tratar do tema "Filosofia na Cidade", achámos por bem debruçarmo-nos sobre esta teoria e, principalmente, sobre as críticas a ela apresentadas.

Uma das críticas à teoria conservadora é o facto de a autonomia económica não estimular a cidadania, ou seja, numa sociedade em que os aspectos económicos tenham grande importância, o cidadão tende a ocupar-se mais com o seu próprio equilíbrio económico do que com o seu papel na vida pública.
Outra das críticas apresentadas dá-nos a conhecer alguns comportamentos imorais originados pela grande importância dada ao bem-estar económico pelos cidadãos. Assim, os debates públicos, em vez de tratarem de todos os problemas sociais, apenas tratam de negociações irracionais, em que quem tiver mais poder, a nível económico, acaba sempre por obter melhores resultados.


Rafaela e Tânia

3 comentários:

Soledade disse...

Muito bem, meninas! Eu senti-me representada neste vosso texto e creio nque não terei sido a única.

Rafaela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafaela disse...

É verdade professora, nós vivemos o dia-a-dia a pensar se temos dinheiro para ir ali ou a outro lado e esquece-mo-nos de outras pequenas coisas tão importantes para a nossa realização pessoal ou até mesmo para construirmos uma sociedade melhor, uma sociedade em que os valores ultrapassem a situação económica de cada um...

Uma Boa Semana para todos =)