19.4.08

Meios de comunicação - potencialidades e consequências

A proliferação e a valorização das redes de comunicação como as redes da Internet, dos telefones, telemóveis, da televisão que actualmente, salvo algumas excepções existe em todos os lugares e está acessível a toda a população, alteram de forma profunda a vida no planeta terra.
As telecomunicações aproximam os cidadãos, permitem um funcionamento da sociedade global em que o tele-trabalho e o tele-comércio são uma realidade emergente e a informação circula cada vez mais rápida com todas as implicações positivas e negativas associadas.
O conceito de aldeia global de um sociólogo canadiano, alerta para a realidade actual em que as comunicações eliminaram as distancias e o mundo é actualmente um espaço em que todos se conhecem, em que o conhecimento das diferentes sociedades pode enriquecer o conhecimento geográfico e a tomada de conhecimento da sua diversidade de culturas. Isto acontece em todos os cantos do mundo, um mundo cada vez mais uniformizado culturalmente, com uma nova consciência e mais dinâmico.
No entanto, não podemos duvidar de que as culturas que estão a perder-se e que há cidadãos que podem ficar fora da aldeia porque verificamos que as novas redes de telecomunicação também têm as suas fragilidades.
Para se utilizar estes novos meios de comunicação é necessária aptidão que é conseguida através do contacto com os novos meios e através da formação dos indivíduos. Deste modo, certa parte da população pode ver-se ainda privada da utilização, sendo sobretudo os idosos o grupo mais afectado por esta inaptidão, sendo excluídos do grupo de utilizadores pela incapacidade para utilizarem os novos meios, já que são geralmente o grupo que menos acesso tem a estes e que esta pior preparado para os utilizar.
Também o problema da uniformização e perca cultural tem de ser compreendido. Devido a constante e rápida difusão e de informação e de ideias e o encurtamento de distâncias relativas, as culturas das diferentes civilizações, muitas vezes de tradição milenar e de importância histórica, vão se perdendo, muitas vezes de forma definitiva, contribuindo para um empobrecimento cultural generalizado, que cada vez mais é sentido um pouco por todo o mundo.
Deste modo, é importante compreender todas as consequências da crescente utilização dos meios de comunicação, tanto as positivas como as negativas de modo a que seja possível potenciar/prevenir estas, de forma que consigamos retirar o máximo de proveito destas novas inovações, sem comprometer a nossa identidade cultural.

3 comentários:

helena disse...

A propósito do texto do Tiago gostaria de colocar a seguinte questão:
Quais as consequências do Acordo ortográfico na globalização versus perda de identidade cultural?

helena

Anónimo disse...

Sim Tiago, sem dúvida, as novas tecnologias mudaram completamente o nosso planeta! Resta saber se futuramente não vamos passar por problemas muito graves devido á sua utilização em excesso ! :X

Muito bem Tiago !

Adriana

Anónimo disse...

Muito legal essa sua bordagem... mostrando todos os aspectos acerca do crescente uso dos meios de comunicação.... realmente a perda de valores culturais da ética...têm tornado as pessoas fúteis, pobres cuturalmente....

Parabéns!