1.6.08

Democracia e cidadania

Nos dias que correm, a democracia tem vindo a ser seriamente afectada pela falta de opinião e de intervenção por parte dos cidadãos na sociedade, e por uma crescente desacreditação dos políticos e das suas competências.

Para a existência de uma democracia consolidada, é exigívell aos cidadãos a capacidade de avaliar o desempenho dos seus governantes, bem como a capacidade de intervenção na sociedade e de discussão. Os cidadãos devem assim devem assim poder decidir se acatam ou não as ideias e as decisões políticas, e devem fazê-lo de modo crítico , racional e persuasivo.
Além disto, os cidadãos devem ainda saber distinguir manipulação retórica de persuasão racional, ou seja, devem saber se estão a ser influenciados e impedidos de pensar livremente pela retórica do interlocutor, ou se lhe estão a ser apresentadas ideias concretas de modo a que o cidadão seja capaz de decidir livremente se são positivas ou prejudiciais para a sociedade.

Se os cidadãos usarem a manipulação em vez da persuasão, a discussão será substituida pela negociação, ou seja, no debate passam a ganhar as ideias que conseguirem ter mais poder negocial, não as que forem mais razoáveis. Devido a isto, é necessário apelar, cada vez mais, à participação dos jovens na sociedade, para que esta se torne cada vez mais participada por todos os cidadãos. A sociedade deve permitir o debate de ideias e a sua própria renovação, para assim chegar ao progresso e à evolução.

3 comentários:

helena disse...

Tiago

A vossa participação cívica e responsável em todas as actividades, mesmo antes de terem os 18 anitos que vos permite votar( e ter carta de condução:)) é uma boa iniciação a uma intervenção que se pretende cada vez mais forte e de de debate de ideias.

Boa noite

helena

Anónimo disse...

De facto, como já foi referido no blog, cada vez mais os nossos cidadãos " democráticos " se caracterizam pela apatia e pelo dogmatismo. Que fazer para mudar este problema? Não sei, talvez enveredar por um caminho diferente que nos seja mais possível de cavar. Porque, sem mais demoras, temos de admitir que, quando os cidadãos se vão aproximando cada vez mais em relação aos súbditos, é porque, de facto, cada vez a democracia vai sendo mais ditaturial.
Como a professora Helena referiu, é nas nossas mãos que tudo isto está. :)
Parabéns!
Um beijinho

Soledade disse...

Tiago, gostei de ler o teu texto. Vamos agora passar das palavras à prática? :-)